Relatos de um Carioca: porque troquei o Rio pela Serra

Tem sido cada vez mais comum encontrar cariocas trocando os agitos do Rio de Janeiro pela calmaria da Serra, todos eles sempre tem dezenas de argumentos que os convenceram a subir a Serra e os deixam pouco saudosos da Cidade Maravilhosa. Eu sou um deles e vim contar os porque fiz essa escolha.

Apesar dos encantos da minha terra natal, a cidade maravilhosa, alguns pontos como trânsito, correria e violência, estavam me bloqueando de ter uma maior qualidade de vida. Quando fui internado devido a stress fui chamado a razão pelo médico: precisava buscar maior qualidade de vida urgentemente. Analisando minhas opções lembrei de quando conheci Petrópolis a trabalho e, na época, fiquei 15 dias hospedado na cidade e acabei optando por me mudar para cá. Por isso resolvi tomar alguns dos argumentos mais comuns citados pelos cariocas como pontos positivos desta troca e abaixo conta mais sobre essa escolha para você.

1 – Uma vida mais calma

129-relaxing-man-on-grass_6636127

Sem dúvida nenhuma o argumento mais comum é a vida mais calma que é possível levar na Serra, sem a correria e os medos que deixam cariocas incomodados no seu dia-a-dia. A Serra já propõe que você corra menos e aproveite mais o dia-a-dia. Assim que você chega a cidade e começa a fazer as coisas naturalmente você diminui a velocidade e começa a apreciar mais a quantidade de natureza que a Serra tem a todo lugar que você vai.

2 – Menos trânsito

Quando os cariocas chegam por aqui e conhecem os moradores da Serra se admiram com o fato de alguns reclamarem do suposto engarrafamento, afinal, 15 minutos andando devagar nas vias principais por aqui já é considerado um trânsito! É claro que existe um pouco de trânsito no centro da cidade e nos horários de pico, mas não há comparação com o volume de correria, buzinas e atenção triplicada que você tem que ter no trânsito do Rio de Janeiro, por exemplo. Sem contar que depois que você mora aqui por algum tempo começa a conhecer caminhos paralelos para cortar um pouco de trânsito aqui e ali. No fim das contas, vale muito a pena.

Driving1

3 – Segurança

Infelizmente este é um dos principais motivos que fazem os cariocas buscarem a Serra. O ambiente de tranquilidade e segurança da Serra são encantadores, você poder caminhar a noite sem se preocupar. Sua principal preocupação passa a ser com o carro, pensando se ele está estacionado em um lugar permitido para não ser multado. Isso sim é um grande atrativo.

carmel-2009-145

4 – O clima mais ameno

Com o passar dos anos os cariocas tem sofrido cada vez mais com o intenso calor do Rio e isso tem feito com que muitos troquem o calor pelo friozinho da região serrana. Mesmo que atualmente não seja mais tão frio quanto já foi, a Serra ainda oferece uma temperatura em média 10º mais baixa que o Rio de Janeiro.

IMG_6651

5 – Pessoas mais tranquilas e educadas

Este argumento é intrigante, mas sim, as pessoas são menos estressadas na Serra e por isso se tornam pessoas mais educadas e cordeais. Essa é a combinação perfeita para o Carioca que tem um jeito de viver mais “próximo” e gosta de fazer amizades em todos os lugares. Já que as pessoas na Serra não sofrem com o estresse de estar sempre correndo, quando encontra um conhecido você pára pra um bate-papo ameno.

6 – Custo de vida mais baixo

“Convenhamos é preferível viver em uma casa confortável do que em um apartamento apertado em Copacabana”

Esta frase é comum para os que se mudam para cá ao descobrirem que os imóveis por aqui são mais baratos do que os imóveis no Rio. Sem contar que o tamanho médio dos imóveis são muito maiores do que os imóveis do Rio de Janeiro, o que garante muito mais conforto por muito menos investimento, além disso, os custos diários são mais baixos do que no Rio.

7 – É possível aproveitar o melhor do Rio

32Brazil020Rio_de_Janeiro060Ipanema118Ipanema_Beach_10^1920x

Petrópolis, por exemplo, é uma cidade serrana que fica a apenas 40 minutos do Rio. Isso quer dizer que o carioca pode continuar aproveitando as boas coisas do Rio mas não precisa sofrer com os problemas diários do Rio. É possível ir a Praia e voltar para Petrópolis no mesmo dia e não ficar esgotado. Eu mesmo faço isso sempre para ir ao teatro, cinema, praia e até pra visitar os amigos cariocas. Com a construção da nova Estrada este trajeto ficará ainda mais fácil aproximando ainda mais a Serra do Mar., facilitando ainda mais a vida de alguns que moram na Serra e trabalham no Rio.

8 – Qualidade de vida

A Serra, por uma questão de proximidade, oferece alimentos mais frescos. Pelo seu clima, oferece um ar mais puro. E por sua característica mais calma, oferece menos estresse que as cidades grandes. Por isso viver na serra se torna uma opção por qualidade de vida.

Petrópolis_-_RJ_-_Centro,_CEFET_RJ

9 – Gastronomia

bordeaux

A gastronomia Serrana também se tornou famosa por sua qualidade e conforto. Por aqui o carioca aprende a degustar bebidas mais finas, como um bom vinho e experimentar pratos mais elaborados, afinal, com mais tempo e calma é possível degustar a comida e não simplesmente se alimentar, mesmo no dia a dia.

10 – Melhor para a família

Por último e não menos importante, a qualidade de vida para toda família. A região serrana possui uma grande quantidade de escolas tradicionais que ajudam na educação dos filhos. É também uma região segura para que a esposa possa andar pelas ruas com tranquilidade e por fim é uma região cheia de eventos interessantes para os pais de todas as idades, desde consertos musicais nas suas praças até eventos automobilísticos para os amantes de carros e tudo a alguns minutos de casa, aliás, tudo fica a apenas alguns minutos de casa.

3268129834_1777f772de_b[1]

Eu escolhi, há 2 anos, deixar o stress do Rio de Janeiro e vir morar na Serra. Desde então tenho verdadeiramente mais qualidade de vida e não me arrependo da escolha. E você? Conte pra gente a sua história ou compartilhe as suas dúvidas.

 

 

Envie para um amigo...