Relatos de um Carioca: Dias de Sol na Serra

Bom, já contei por aqui como foi minha escolha pela vida na Serra no meu primeiro relato e foi realmente interessante porque descobri que a Serra esconde muito mais coisas legais do que parece. Na verdade uma vez que você vem morar por aqui você acaba descobrindo que dias de Sol podem ser muito mais do que praia (oi?!) pois é… Dá pra fazer coisas muito legais além de ir à praia ou ao shopping como costumamos pensar no Rio (sério no rio eu só pensava em praia ou shopping pelo ar ou pelo mar). Mas aqui na Serra você descobre que um dia de Sol não significa apenas duas opções e vou listar algumas curiosidades sobre dias de sol na Serra.

1 – Sol não é igual a Calor Infernal

Dia de Sol

No Rio rola sempre aquela ideia: “se estiver Sol, vai fazer muito calor”, mas aqui na Serra não. Quando faz Sol pode significar um dia paradisíaco. E não se engane pelo que o pessoal daqui vai dizer, 30º eles consideram muito calor! Então não quer dizer que vai de fato fazer calor, por isso, aqui você pode sair de casa no Sol as 13horas e ficar de boa passeando pela cidade. (No verão até chega a fazer calor de 33º hehehe)

2 – Petrópolis não se resume a museus e centro histórico

Morana-Petropolis-02[1]

Quando você descobre a quantidade de parques com trilhas que tem por aqui, você realmente fica impressionado, até porque não são muito divulgados. Existem centenas de trilhas e muitas delas com cascatas para você se refrescar aqui na Serra e isso é muito legal, geralmente basta perguntar para algum vizinho que eles vão indicar alguma trilha que fica a apenas alguns metros da sua casa (e é sério!) e vai ter uma serra com uma vista incrível.

3 – Existem paisagens incríveis bem pertinho de casa

Trilha2

Um dia desses fui convidado a conhecer um lugar chamado Bonfim (ok..pra ser mais preciso para um restaurante chamado “Tourinho” já na saída para o local me disseram que lá é um restaurante bem rústico mesmo com comida feita no fogão a lenha! E, obviamente como um bom carioca, topei na hora até porque quem já comeu no centro do Rio come em qualquer lugar) e chegando lá me senti verdadeiramente no interior com fogão realmente a lenha e lago no meio. O ponto alto foi o sabor da comida que me fez lembrar da casa da minha avó, aquela comida bem rústica e caseira, deliciosa! Mas o melhor ainda estava por vir, pois logo após o almoço fomos fazer uma caminhada pela região do Bonfim onde existem diversas pousadas e trilhas. A cada passo que eu dava me surpreendia com uma vista mais linda que a outra e, o mais incrível, eu estava a apenas 30 minutos da minha casa mas parecia que havia pego a estrada por umas três horas de tão “interior” que o lugar parece.

4 – Vistas fantásticas por todo lado

5710322861_a89cb551e6_b[1]

Bom, sabe aquele dia que você quer ter uma vista de tirar o fôlego? Aqui você tem em todos os lugares e, o mais interessante, é que elas sempre te surpreendem mesmo quando você resolve voltar. Existem lugares como o “Nas Nuvens” onde você tem uma pista de salto com uma vista fantástica da subida da Serra e quando as nuvens passam você realmente se sente nas nuvens. O local, como vocês podem ver na imagem acima que eu tirei do meu celular mais ou menos, é realmente incrível e acabei encontrando um substituto para as pedras do arpoador pois dali o pôr-do-sol é igualmente lindo!

5 – Pegar a estrada em dias de Sol!

82536600[1]

Parece doideira mas um programa muito legal aqui em Petrópolis, principalmente quando você mora mais para o lado do Centro histórico ou Quintandinha é pegar a BR-040. A estrada é linda, bem asfaltada, e cercada por árvores. É realmente relaxante pegar o carro e dar uma volta pela estrada e parar em Itaipava ou em Araras ou qualquer um dos bairros que beiram a estrada. É realmente revigorante.

6 – Uma voltinha na feirinha de Itaipava

Sempre tem alguma coisa acontecendo na Feirinha de Itaipava. Pode ser um encontro de carros que inclui uma apresentação do Serra Bugs (uma galera aqui da Serra apaixonada por fuscas) como pode ser também eventos de Food Truck, além claro da dezenas de lojinhas com preços bem camaradas em roupas que no Rio tiram muita onda mas que por aqui são consideradas normais (aqui nós cariocas descobrimos como precisamos melhorar o jeito de se vestir).

7 – Aproveitar para dar um pulinho em outras cidades

dedo-de-deus-teresopolis[1]

Ao contrário do Rio onde sempre que pensamos em outra cidade, acabamos pensando em ir até Niterói e voltar, aqui em Petrópolis você pode dar um bate e volta em cidades vizinhas como Teresópolis, Friburgo e até dar um pulo em Juiz de Fora em Minas para beber uma cerveja artesanal ou algo assim. Pois ir para qualquer um desses lugares é rápido e você ainda pode curtir a estrada, isso se você não pensar no Rio que também acaba sendo um passeio para dar um “Tibum” no mar.

8 – Dias de Sol, noites incríveis

11203077_454839778014605_6917220359066511897_n

Sério, como durante o dia não faz muito calor, durante a noite também não faz e aí vem a parte boa: o clima a noite é perfeito para fazer atividades a céu aberto, passear caminhando pelo centro, ou dar umas voltas pelo lago do Quitandinha ou até mesmo Itaipava.  São passeios realmente gratificantes, pois o clima fica tão arejado que mais parece que você esta caminhando no paraíso.

9 – Aproveite as pousadas

Vista

Muitas pousadas por aqui abrem as portas para você passar o dia todo nelas, curtir suas estruturas sem ter que gastar com diárias, ou seja, você pode ter um dia fantástico e aproveitar o melhor das pousadas sem se preocupar com vagas e coisas assim. Você pode se programar para passar o dia com amigos curtindo numa boa, além disso grande parte delas abrem seus restaurantes para jantares bem românticos, então se você estiver procurando um lugar para impressionar sua parceira, certamente não vai ter dificuldades em encontrar.

10 – Que tal um passeio no parque?

Captura de Tela 2015-09-18 às 17.49.54

Como bom carioca, não estou habituado a passeios no parque, mas por aqui passeios no parque em dias de Sol se tornam realmente grandes programas. Daqueles que costumávamos fazer na época de nossos pais, com direto ao vendedor de picolé e crianças brincando em parquinhos!

Inesquecível! Esta palavra fica na sua cabeça depois de aproveitar um destes programas, pois os dias de Sol aqui na Serra são realmente inesquecíveis e a grande parte deles são incríveis, com um clima agradável e um sol pouco agressivo. É muito bom passar dias de Sol e noites claras aqui na Serra. Ah! Mas não se engane mesmo ameno o Sol daqui queima então quando vier curtir seu dia de Sol não esqueça o protetor solar!

Envie para um amigo...