Inspiração para seu Novo Cantinho: Arquitetura Toscana

Poucos lugares do mundo possuem beleza e charme a se comparar a Toscana, região central da Itália. E por esse motivo, a região inspira desde a arquitetura e construção de imóveis até a decoração interna e externa de muitas casas. Separamos diversos exemplos de como a Toscana serviu de base para as mais elegantes decorações e arquiteturas.

sangimignao

A Toscana é uma região do centro da Itália conhecida pelo grande número de vinículas e pelas construções arquitetônicas de tirar o fôlego muitas vezes renovadas por arquitetos famosos pelo mundo inteiro e outras por resquícios da Idade Média. A arquitetura local, possui características da renascença e contemporâneos, um contraste lindo e bucólico ao mesmo tempo. A paisagem local é cheia de colinas, com os vinhedos no ápice delas devido a posição favorável da luz do Sol. A região é linda e inspiradora em todos os sentidos, mas não viemos falar de turismo por aqui, não é mesmo?

paesaggio20toscano

O conceito de um projeto inspirado na Toscana

Na contemporaneidade, ao escolher a Toscana como inspiração para o projeto arquitetônico da sua casa, ou para a decoração, você está escolhendo também todo o conceito de vida toscano. Essa ideia consiste em ter toda a casa com uma ligação especial com a natureza, através de jardins, plantas e até mesmo na posição em que a luz entrará em sua casa, pois essa inspiração rupestre onde a simplicidade da beleza da natureza encontra e valoriza a estrutura da sua casa é essencial para todo o projeto.

agriturismo-03

A arquitetura clássica e renascentista

Durante toda a sua história as cidades da Toscana passaram por transformações do estilo romanesco, gótico, renascentista e barroco. Mas cada um deles manteve traços essenciais para compor a beleza da Toscana que nos inspira hoje. Entre as características da arquitetura dessa região italiana está nos arcos das entradas das casas ou do interior delas. Esses arcos clássicos que simbolizavam a perfeição estão presentes na entrada de grande parte das casas e, nos projetos atuais, também aplicados no interior das casas marcando a divisão dos cômodos, mas ao mesmo tempo interligando-os dando maior amplitude para à casa.

arcos1

arcos2

arcos3

arcos5

Além dos arcos, as portas, as colunas e os terraços possuem o estilo clássico na região. As telhas de cor castanho-avermelhado e telhado baixo, se espelham em todas as casas da Toscana. As paredes de gesso também são um dos principais pontos que inspiram os projetos atuais de arquitetura, mas também possuem outros estilos na região com pedra, mármore, cerâmica e mosaicos.

Certaldo_09

Cores vibrantes como o pôr-do-sol

Toda a arquitetura local apresenta cores fortes e vivas para levar os tons do amanhecer e do pôr-do-sol para dentro da casa, super interessante, não acha? Normalmente a superfície dos imóveis começa pelo gesso nas cores alaranjadas como marrom, laranja, ocre, siena e canela.

Arezzo

E os métodos e estilos de pintura vão mudando, como métodos de pintura falsa com lavagem de cor (frottage) para parecer uma pátina antiga, texturas e a madeira escura nos tetos abobadados, lareiras e no interior das casas no geral.

fireplace1

Mármore, pedra, terracota e até cerâmica são usados nos desenhos de pisos da região da Toscana. Os desenhos feitos com pedaços de mármore são chamados tipicamente de “terrazzo”. Mas ele deve ser escolhido de forma a harmonizar com o resto da decoração, sempre!

Os jardins da Toscana

Para simplificar, é importante o verde por toda a casa. Se não houver espaço para fazer um grande jardim, aproveite uma pequena varanda, com os detalhes clássicos da Toscana em ferro e pequenos vasos de planta por sua extensão.

DP_Fairchild-tuscan-entryway_s4x3.jpg.rend.hgtvcom.1280.960

lavender_garden

O objetivo principal do jardim é ser uma extensão da parte interior da casa. Limoeiros, lavanda, alecrim e sálvia são os mais encontrados em um jardim toscano por causa do seu perfume. Um caminho com portões de ferro e paralelepípedos em meio as plantas fica lindo e extremamente fiel ao espírito Toscano!

daily-inspiration-provence-beautiful-provence-france-travel-7

A região inspira nessas principais características e ainda muito mais. E os projetos que buscam inspiração Toscana para a criação de sua nova casa, o seu próprio cantinho, tem a garantia de uma vida com muita qualidade de vida. Por isso, fechamos esse artigo mostrando os projetos atuais de casas inspiradas na Toscana mais elegantes e bonitos que encontramos pelo mundo e pela Serra também, é claro!

Em Itaipava, Petrópolis. Código no site: CA0806.

Em Itaipava, Petrópolis. Código no site: CA0806.

CA0806_02

CA0806_03

Pine Township’s Lake MacLeod. Foto de: Kristina Schmidt.

Pine Township’s Lake MacLeod. Foto de: Kristina Schmidt.

Pine Township’s Lake MacLeod. Foto de: Kristina Schmidt.

Pine Township’s Lake MacLeod. Foto de: Kristina Schmidt.

Casa em Araras, Petrópolis. CA0745

Casa em Araras, Petrópolis. CA0745

CA0745_02

Casa em Nogueira, Petrópolis. CA0550

Casa em Nogueira, Petrópolis. CA0550

CA0550_02

Envie para um amigo...