Inspiração para o seu novo cantinho: Estilo Normando

Na Serra carioca muitas casas possuem uma arquitetura peculiar: a arquitetura de estilo Normando. Esse estilo é baseado nas características de solidez e simplicidade das casas da região da Normandia, noroeste da França. E sabia que é possível levar esse estilo com um toque moderno e elegante para a sua casa?

O local francês possui uma rica história, na região viveram os vikings e é por isso que ela é conhecida como Normandia, por ser a terra dos nórdicos.  Lá também viveram duques, reis, ingleses e alemães na época da segunda guerra mundial. O filme O Resgate do Soldado Ryan mostra bem como o litoral da Normandia protagonizou um marca na história em 1944, mas hoje suas praias calmas da região retratam o contrário.  O resultado de tantas guerras e invasões são lindas cidadezinhas com construções de pedra, robustas, com paredes grossas e janelas pequenas, pois sua função era resistir a ataques dos inimigos, mas transformou-se em memórias históricas pelas cidades.

O destaque do noroeste francês, no entanto, é a magnífica cidadela de Mont Saint Michel, Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Nem precisamos falar nada, você com certeza já viu imagens desse incrível Castelo.

Mont-Saint-Michel-Normandy-France01

As cidades serranas, principalmente Petrópolis, sofreram muita influência desse estilo. O primeiro e maior exemplo dessa incrível arquitetura na Serra é a Catedral São Pedro de Alcântara, a única catedral gótica brasileira e ícone em nosso país. Seus vidros arredondados, paredes grossas, planta interna em formato de cruz e imponentes colunas internas são reflexo do estilo normando clássico eclesiástico. Andando pela cidade você consegue encontrar uma infinidade de memórias dessa arquitetura.

Mas o Palácio Quitandinha talvez seja a arquitetura local de estilo normando de maior destaque, pois se tornou um ícone da arquitetura nacional com arquitetura normando-francesa em toda a sua parte externa com suas janelas pequenas, paredes imponentes, telhados de tons escuros.

quitandinha4810023

Se as influências das fotos das construções da Normandia ou as inspirações da cidade imperial ainda não foram o suficiente, seguem algumas dicas bem legais para você levar esse estilo para a arquitetura da sua casa.

A beleza da casa e dos jardins de Cloude Monet

É na Alta-Normandia que fica a Casa e os famosos jardins de Claude Monet. Nem precisa dizer quanta inspiração pode-se ter de um lugar incrível como esse. Em seu jardim tem flores lindas como Tulipas! Elas são flores tão lindas que parecem até artificiais. Se você tiver algum cantinho em que possa plantar essa linda flor terá inspiração todos os dias.

Leve-as para a sua casa para você se inspirar como Claude Monet um dia se inspirou. Seja pra o seu jardim em grandes quantidades ou em pequenas quantidades em vasos pequenos ou até mesmo para a decoração da sua casa em quadros ou pequenos vasos internos na sala de jantar, sala de estar ou quartos.

tulips02

tulips03

tulips04

tulipshomedecor03

Enfeite os muros e as fachadas da casa com mais plantas

Por várias regiões da Normandia existem trepadeiras, heras e plantas no geral pelas paredes e muros de todos os tipos. Muitas casas aqui mesmo da cidade imperial escolheram essa linda inspiração para as suas casas. É uma forma de levar mais natureza e inspiração a decoração externa de suas casas sem se preocupar com pinturas e acabamentos desses muros, pois quanto mais natural melhor.

Olhe só as casas na Serra como ficaram lindas com essa inspiração:

Casa em Itaipava.

Casa em Itaipava estilo Campestre Europeu. Clique aqui e conheça mais a linda casa. CA0806

Casa em Itaipava estilo Campestre Europeu. Clique aqui e conheça mais dessa linda casa.

Casa em Itaipava estilo Campestre Europeu. Clique aqui e conheça mais a linda casa. CA0806

Casa em Araras imersa na natureza. Belíssima. Clique aqui e conheça mais. CA0505

Casa em Araras imersa na natureza. Belíssima. Clique aqui e conheça mais. CA0505

Ok, não vamos mentir para vocês. Para colocar uma trepadeira no muro de sua casa, por exemplo, dá um pouco de trabalho no início. Mas é muito menor o trabalho do que parece. No início, nos primeiros dois anos, você precisa podar todo mês ou bimensalmente para que elas cresçam no lugar certo e antes de plantá-las é preciso consertar as rachaduras,pintar e impermeabilizar o muro que você vai colocá-las. Mas depois de dois anos, você só precisará podar a cada 3 meses e terá um muro lindo!

Decore a cozinha no estilo Monet

Já viu a cozinha de Monet? Ela se mantém conservada até hoje pela Fundação Monet lá em Giverny, França (ainda na Normandia) e é realmente um lugar acolhedor e receptivo em todos os detalhes. Muitos dos elementos nela estão presentes nos estilos de decorações hipster e rústico até hoje. Se você gosta desses estilos então aproveite e leve um pouco da vida de Monet também para sua casa. Se você gosta de algo mais moderno também pode pegar apenas a inspiração e levar aspectos decorativos como as panelas e azulejos para a sua casa.

Casa do pintor Cloude Monet

Panelas e utilidades domésticas penduradas ou aparentes dão um charme incrível para as cozinha, por exemplo:

pandecor02

Olha só como essas casas aqui em Petrópolis usam essa inspiração:

Casa no Quitandinha, Petrópolis.

Casa no Quitandinha, Petrópolis.

Os azulejos levam para a cozinha um ambiente mais acolhedor para as visitas e para toda a família.

Olha como essa casa em Itaipava, Petrópolis optou por usar os azulejos em tons azuis na cozinha (mesma cor que o azulejo da cozinha de Monet) e ficou super acolhedor:

Varandas rústicas e românticas

Lindas, inspiradoras e podem ser feitas em qualquer dimensão mesmo das menores. Podem ser espaços para apenas uma pessoa entrar e sentir a brisa, ou podem ser feitas em tamanho maior com a grade nesse estilo ou apenas para colocar flores enfeitando a parte externa da casa. De qualquer forma vale a pena pensar nesse estilo para a sua decoração ou arquitetura.

Olhe como várias casas e apartamentos aqui na Serra em locais como Itaipava se utilizaram dessa linda inspiração:

Apartamento em Itaipava, Petrópolis no condomínio Granja Brasil. AP0478

Apartamento em Itaipava, Petrópolis no condomínio Granja Brasil. AP0567

Torres como inspiração na arquitetura

Nos projetos de arquitetura das suas casas pense em criar telhados em formato de pequenas torres. Não precisa ser realmente torres conforme antigamente, mas sim arquitetar o telhado de forma a parecer torres. E se der pra colocar as janelinhas nesse andar de cima, ainda melhor.

Olha como é aqui na Serra, a casa dos 7 erros com essa inspiração:

O estilo Normando e o mundo moderno

Esse estilo inspira milhões de pessoas há muitos anos. Portanto o que não faltam são locais pelo Brasil e mundo com construções inspiradas nele. Alguns projetos mais modernos para casas uniram todas as características da arquitetura Normanda com os materiais mais modernos e tecnologia. Dê uma olhada naqueles que mais gostamos:

ModernNormandy05

Mais inspirações? Dê uma voltinha na Serra.

São tantas inspirações imperdíveis desse estilo que vamos terminar esse post com as imagens de ainda muitos outros lugares da Serra lindos e que possuem esse estilo em suas raízes! Comente e nos diga qual desses lugares você acha mais incrível!

Envie para um amigo...