Endereço ou Imóvel?

Nem sempre conseguimos encontrar a casa dos nossos sonhos no bairro que queremos. Ou então quando encontramos o endereço dos sonhos o imóvel pode não ser como imaginávamos. Se você tiver que escolher, qual a melhor opção? O melhor imóvel no pior endereço ou vice versa?

Durante a década de 80 e 90 todo o bairro da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, era considerado um dos melhores locais para se morar, exatamente da mesma forma que a Barra da Tijuca tem hoje. Existiam muitos casarões tradicionais por lá e suas propriedades eram extremamente valorizadas, com seus valores ultrapassando os 2 milhões de reais. Vendo a grande valorização do local muitas pessoas começaram a investir comprando terrenos e construir casas. Hoje, alguns desses casarões existem, mas a comunidade envolta cresceu, a região sofreu desvalorização e poucos proprietários que escolherem bem a região conseguiram manter seu bom investimento.

Fazer a escolha certa não é tão simples, mas fique tranquilo que nós podemos te ajudar:

Endereço Bom + Imóvel não muito bom

A grande vantagem de escolher essa opção é que depois de investir na construção de uma boa casa o imóvel valerá muito mais futuramente pois está bem localizado. A desvantagem é que você terá que investir em construção para a casa ficar bem valorizada, mas se você for paciente para ir melhorando o imóvel aos poucos ao longo dos anos ou conseguir separar um valor financiado para isso, essa questão estará resolvida.

Brothers

Endereço não muito bom + Imóvel Bom

A vantagem de escolher essa opção é o fato de não precisar fazer muitas obras pois o imóvel possui materiais de boa qualidade, estrutura bem construída e dentro do perfil que você busca. Portanto você não precisará investir em obra do imóvel e poderá se mudar prontamente se preocupando apenas com a decoração. A desvantagem é que o bairro e as adjacências desvalorizam o imóvel, pois chegar até ele diariamente fará com que os futuros moradores passem por uma região que não lhes agrada, portanto, você terá que vender o imóvel futuramente por um valor igual ou abaixo do que você comprou. Essa desvantagem só é anulada caso a região já possua planos de crescimento e melhorias, nesse caso, é importante pensar no futuro mas com os pés no chão.

00466257-0c3e4c8f3b

Empreendimento de luxo em São Paulo, ao lado da comunidade Paraisópolis. Foto: Tuca Veira

 

Existem vantagens e desvantagens nas duas opções. Antes de qualquer coisa é preciso avaliar bem tanto o imóvel quanto o endereço pois os dois fatores contribuirão para a valorização total do imóvel. Ao avaliar o endereço fique atento aos pontos abaixo:

1 – Trânsito Local

Verifique como é o tráfego de automóveis no bairro dos imóveis que busca, caso tenha um tráfego muito intenso em horários de pico e seja difícil se locomover com rapidez nos locais envolta pode ser uma desvantagem.

2 – Estabelecimentos Comerciais

É interessante que tenham estabelecimentos comerciais de fácil acesso no caminho para a sua casa. Não precisa ser exatamente no mesmo bairro, mas é importante que tenham pelo menos padarias e mercadinhos pelos locais do seu dia a dia para você não ficar na mão.

3 – Vizinhança

Você não precisa saber todo o histórico e ficha dos seus possíveis vizinhos, mas é importante verificar se é um local calmo e se na vizinhança tem algum tipo de bar ou boate que possa atrapalhar uma boa noite de sono.

4- Segurança

Esse é um tópico extremamente importante para sua avaliação. Busque pessoas que conheçam o local para saber sobre segurança, possibilidade de furtos e outros. Visite o local e busque identificar se as casas nos arredores possuem mecanismos de segurança que possam ser necessários também no seu imóvel. Condomínios com segurança 24h são ótimas opções caso você prefira não ter que se preocupar com câmeras e sistemas de vigilância.

5- Acessibilidade (pavimentação, acesso a casa;)

Como é o caminho para chegar até o imóvel? É necessário passar por ruas íngremes, ruas de terra que possam ficar prejudicadas com a chuva, ruas estreitas que gerem dificuldade para os carros manobrarem? Faça para você mesmo essas perguntas. Quem possui carros muito grandes e pick ups se incomodam com ruas estreitas mas não com ruas de terra. Algumas pessoas possuem dificuldade com ladeiras e ruas mais íngremes. Em resumo, faça essas perguntas para descobrir o que você está disposto a enfrentar diariamente.

carro na ladeira

No caso dos imóveis especificamente é importante analisar pontos como:

1- Tipografia do Terreno

Analise a tipografia do terreno, quanto mais plano melhor para estruturar a obra, mas se o seu objetivo for uma linda vista da Serra procure os terrenos com aclive. Também é importante analisar os terrenos nos arredores para verificar questão de risco de deslisamento de encostas e enchente de rios.

2- Estrutura de construção

Existem muitas casas antigas com estrutura prejudica, sem muitos pontos com interruptores, madeiras antigas e arquitetura antiquada. Analise todo o material como pisos, revestimentos, tomadas, janelas, portas baixas, pé alto ou não nos quartos e qualidade no geral. Essa verificação te ajudará a ver o que você precisará reformar ou não e qual será o gasto disso para valer a pena.

3- Clima

Na Serra é sempre bem frio, portanto se a casa receber os raios do sol pela manhã ou pela tarde é uma enorme vantagem. Verifique se a casa está preparada para esse frio possuindo lareira para esquentar os cômodos nos dias de mais frio e muitas janelas para trazer maior iluminação natural sem ter que deixá-las todas abertas durante o inverno.

4- Arquitetura

Esse é mais um ponto importante que valoriza bastante o imóvel. Imóveis que possuem projetos de arquitetura se destacam dos outros e são mais valorizados.

5- Espaço Verde

Atualmente áreas com jardins, mesmo que sejam jardins verticais em pequenas varandas de apartamentos são muito valorizados. Verifique se o imóvel possui uma área verde ou se há a possibilidade de se criar um gramado ou uma área com mais vegetação para a sua casa.

Captura de Tela 2015-03-31 às 17.49.14

Nogueira, Petrópolis RJ. CA0550

Envie para um amigo...