A Serra como você nunca viu

A Serra possui uma beleza natural tão incrível que é difícil de acreditar com os próprios olhos. Essa beleza incomparável é a inspiração diária do fotógrafo petropolitano, Renan Piva, 27, que começou sua carreira retratando todo o esplendor da Serra de Petrópolis, sua cidade natal, sob um olhar tão surpreendente que vem chamando muita atenção por ai.

Em uma entrevista exclusiva aqui para o Blog, o fotógrafo nos apresenta imagens em primeira mão da região e conta também como você, que também compartilha dessa paixão pela natureza, pode conseguir lindos registros com um jeito só seu.

Bonet

Quando surgiu esse projeto de fotografar a cidade sobre novos ângulos?
R: Bom, surgiu como um hobby. Havia comprado uma câmera, apenas para brincar. E fui descobrindo que essa “brincadeira” gerava arte. E minha “cobaia” era a cidade de Petrópolis, a qual sua beleza fala por si só. Eu amo minha cidade, e me orgulho de enaltecer a beleza da mesma em minhas fotos.

De que forma você se prepara para fotografar a natureza da Serra?
R: Primeiramente, deixo meu equipamento sempre preparado (baterias carregadas, cartões de memória disponíveis, etc), e tento sempre carregá-lo comigo, seja todo o equipamento, seja apenas a GoPro no bolso… Basta estar na hora certa, no lugar certo, que tudo vai acontecendo no automático!

O que você mais gosta de fotografar na Serra?
R: Tenho preferência em horários próximos ao pôr do Sol, e à noite. Quanto ao alvo, gosto de todos construções, natureza e pessoas. O que busco é um olhar diferenciado sobre todos eles!

Qual a sua foto da Serra é a sua favorita?
R: Gosto muito do autoretrato que cliquei ainda esse ano, em um nascer do Sol no Morro do Bonet, localizado no Rocio, Petrópolis-RJ. Nessa foto, acho que consegui retratar exatamente o que senti naquele momento, em meio a toda beleza da nossa Serra!

Morro do Bonet

De que forma você trabalha as suas fotos posteriormente para chegar ao efeito que você busca?
R: Bom… Primeiramente, antes mesmo de fotografar, eu já olho pra cena, e já imagino a fotografia pronta. Após fotografar a cena, com as devidas regulagens, utilizo alguns programas de pós-edição (tais como Lightroom, Photoshop, etc), pra tentar chegar àquele resultado que meu olhar viu antes mesmo da foto ser capturada. Há um certo preconceito ainda, em relação ao Photoshop, e eu sou totalmente contra isso. A pós-edição é extremamente importante pro resultado de uma arte, pois nenhum equipamento eletrônico é capaz de capturar o que realmente o olhar de um fotógrafo captou. A pós-edição ajuda a chegar perto disso! Essa é minha opinião.

Qual o período do ano você acha o ideal para fotografar?
R: Gosto de fotografar o ano inteiro! Pra mim, não existem muitas diferenças. Um local florido, também se torna um local bonito quando está seco. Tudo depende do olhar da foto.

Você pode dar uma dica de fotografia para quem gosta de fotografar a Serra?
R: Primeiro você tem que estar em sintonia com a natureza. Tendo os conhecimentos técnicos básicos de fotografia, o resto é com você! Enquadramento, cores, luzes… Tudo depende do seu olhar, e não há nenhuma escola que te ensinará isso. A prática é a melhor dica! Praticar em diferentes horas do dia, em diferentes locais, é o ideal pra essa prática!

Você consegue sentir uma identificação dos moradores com as fotos?
R: Sim, pois as vezes, em meio a todos os problemas circundantes, esquecemos do quanto nossa cidade é bonita. E com essas fotografias de Petrópolis, digamos que ajudo a lembrar disso!

Qual foto da região mais gerou comentários para você?
R: A do Morro do Bonet, que citei acima, e uma foto no Lago do Quitandinha, enaltecendo as cerejeiras na primavera e o Palácio Quitandinha.

Lago Quitandinha

Quer deixar mais alguma dica para nós?
R: A fotografia é algo que não se aprende em escolas, como citei anteriormente. Ela vem de dentro de você, e basta ter alguns conhecimentos básicos de equipamento e pós-edição, que seu hobby se transforma em uma arte! Seu olhar é 90% da foto. Se você gosta, e consegue sentir esse olhar fotográfico, pratique sem pensar duas vezes, pois a fotografia é terapia, conhecimento, arte e sentimento. E isso com certeza vai deixar sua vida melhor do que já é!

Gostou? Então veja mais fotos super legais da região do Renan Piva Fotografia para você se inspirar.

 

Centro de Petrópolis, RJ, Catedral São Pedro de Alcântara a noite.

Centro de Petrópolis, RJ, Catedral São Pedro de Alcântara a noite.

Retorno da BR 040, na altura de Petrópolis, RJ.

Retorno da BR 040, na altura de Petrópolis, RJ.

Parque Natural Municipal de Petrópolis, RJ.

Parque Natural Municipal de Petrópolis, RJ.

Praça da Liberdade, Petrópolis, RJ.

Praça da Liberdade, Petrópolis, RJ.

Lua Cheia na Serra, Petrópolis, RJ.

Lua Cheia na Serra, Petrópolis, RJ.

Hotel Quintadinha, Petrópolis, RJ.

Hotel Quintadinha, Petrópolis, RJ.

Trilha no bairro Rocio, Petrópolis, RJ

Trilha no bairro Rocio, Petrópolis, RJ

Catedral São Pedro de Alcântara, Petrópolis, RJ.

Catedral São Pedro de Alcântara, Petrópolis, RJ.

Envie para um amigo...