24 dicas de decoração de Primavera para a sua casa

A Primavera está chegando trazendo principalmente inspirações para o nosso dia a dia incluindo para a casa. Se você, assim como nós, gosta de aproveitar momentos como esse para promover mudanças use e abuse das nossas dicas abaixo para levar um pouco do romantismo e da elegância da primavera para a decoração da sua casa.

1 – Flores e plantas na sala

No ambiente de maior socialização da casa e de maior movimento de pessoas é super importante levar um pouco de verde para a decoração. As plantas e flores ficam lindas e dão ao ambiente um ar de maior conforto. Lembre-se de deixar o ambiente arejado e escolher plantas de acordo com o ambiente lembrando que algumas ficam mais bonitas em ambientes com pouco sol e outras preferem ambientes mais úmidos.

inspiring-interior-design-for-homes-with-multilevel-floor-of-living-room-and-home-office-design-and-amazing-combined-with-nature-nuance-plant

Sala - AP0348

Fresh-Flower-Arrangements-For-Small-Dining-Room-Decorating-Ideas

2 – Decoração com flores e plantas artificiais nas salas

Já falamos acima o quanto flores e plantas fazem a diferença nas salas mas se você não tiver tempo de cuidar ou simplesmente não leva jeito mesmo para cuidar delas, o ideal é comprar flores e plantas artificiais. Até porque foi-se o tempo em que flores artificiais eram consideradas bregas. Nesses casos é possível até fazer diferentes arranjos unindo cores e estilos diferentes como buquês em vasos. Mas pesquise bem onde comprar essas plantas e flores artificiais pois quanto mais parecidas com as plantas reais mais bonita ficará a decoração e, hoje em dia, é possível encontrar flores artificiais que todos vão duvidar que não são reais.

drascena arborea

plantas-para-decorado

3 – Flores e plantas Artificiais nos banheiros

As plantas artificiais ficam lindas principalmente em decoração de banheiros, pois até mesmo em banheiros compactos é possível fazer uma bela decoração com elas. Sem contar que as plantas reais tem dificuldades de crescer e ficar bonitas nos banheiros por serem locais mais fechados e com menos iluminação em muitos dos casos.

Banheiro de Imovel com planta

bathroom-decor-for-small-bathrooms-Green-white-nature-design-bathroom-Home-Properti

decoracao-banheiro-com-orquideas

11401359_828537203904651_1463252502664255398_n

plantas-banheiro

4 – Quadros decorativos

Os quadros sempre são ótimas opções de decoração. É só escolher quadros com estampas florais com natureza no geral ou flores específicas como tulipas, margaridas, gérberas, lavandas e outras lindas flores de acordo com o seu gosto e o estilo da sua decoração. Sem contar que você tem várias opções de tamanhos e formatos de quadros para escolher em lojas de decoração em toda cidade e até mesmo na internet. Em alguns lugares você pode até mesmo pegar uma imagem, imprimir e levar para enquadrar, o que nos leva para a nossa próxima dica…

green-white-nature-bedroom

foyer-of-audibon-birds-1

5 – Suas fotos de jardins e decorações

Você gosta de fotografar a natureza? A maior parte dos fotógrafos amadores um dia já se divertiu fotografando as belezas do jardim botânico ou de flores de sua casa e das ruas por onde passa no dia a dia. Uma ideia legal é revelar as suas fotos favoritas da natureza e emoldurar em quadros ou em porta-retratos mesmo. Use e abuse do seu lado criativo nessa hora.

6 – Tons de rosa na decor

A cor rosa além de ser uma linda cor presente na maior parte das flores é também uma cor romântica. As cerejeiras, por exemplo, árvores que dão lindas flores só nessa época do ano, são praticamente um símbolo da primavera e tem cor rosa. Você não precisa decorar a casa toda na cor rosa, mas colocar a cor em um ambiente nos objetos de decoração e na cor das flores, por exemplo, fica lindo e super clima de Primavera. Também fica legal em uma parede do quarto ou papel de parede. Em móveis também fica muito bem a cor, embora seja aconselhado o tom claro quase nude de rosa, para não cair a decoração em um tom mais difícil de combinar. 

b019ff60935aee4f745d679073d68bf8

bedroom pink rsrs

Finest-pink-kitchen-decorating-ideas

7 – Tons de verde na decor

Enquanto o rosa remete as flores da primavera, o verde remete as plantas primaveris e a natureza no geral. Já falamos sobre ter mais plantas em casa, mas a própria cor verde também auxilia a decoração a ter mais da natureza em casa. A cor verde é uma cor muito utilizada e que possui diversos tons elegantes que levam mais bem-estar ao ambiente. Nesse caso você pode trazer essa cor para uma parede da sala, ou uma parede do quarto (no geral a parede atrás da cabeceira da cama). Ao utilizar elementos decorativos da casa em tons de verde você nem precisa se preocupar na questão da cor entrar em contraste com outra, pois ela combina com a maior parte delas como azul, rosa, amarelo, cinza, até mesmo lilás e outros tons de verde.

Labanca Blog

amazing-darkolivegreen

8 – Mais vidros nas janelas

Nem precisa dizer muito não é mesmo? Ao ter mais vidros nas salas e quartos você terá mais luz natural em casa e terá ainda mais da natureza em sua casa. Se a sua sala tiver passagem para um varanda ou para um jardim, por exemplo, fica ainda mais bonito, pois automaticamente você terá uma linda vista para “o verde”. Se não tiver uma grande área atrás da janela de vidro, mesmo assim você pode ousar e criar uma parede de Heras, uma planta que cresce pela parede e que dá um ambiente incrível para a sua casa.

CA0322_03

glass-windows-in-Millbrae-house

modern-living-room-house-design-with-glass-window-and-backyard-garden-landscape-ideas

9 – Mais vidros nas portas

Nas portas também é possível trazer um pouco mais desse ambiente, porque não? Portas que dão para a varanda, portas para o jardim, portas da cozinha e até mesmo a porta da frente se isso não prejudicar a sua segurança. Hoje em dia é a decoração clean que norteia a maior parte das tendências de decorações e o vidro traz essa tendência a decoração.

apartment-25-inspiring-glass-door-design-ideas-for-your-home-various-types-of-door-designs-for-your-home-design-inspiration-door-design-for-pooja-room-door-design-for-indian-home

decoration-feature-design-modern-drapes-for-sliding-glass-door-design-accessories-with-amazing-concept-and-modern-touch-wonderful-drapes-for-sliding-glass-door-design

10 – Criar um jardim vertical na sua varanda

A frase acima já se faz auto explicativa. Não importa o tamanho do seu espaço disponível e nem mesmo o orçamento disponível para isso, você pode fazer um jardim vertical se quiser. Pela web você encontra diversos projetos de faça você mesmo para você montar o seu e até mesmo dicas de quais plantas são as mais indicadas. Se você preferir comprar um já pronto é só buscar em lojas de paisagismo e plantas que são facilmente encontradas por toda a região serrana do rio.

jardim-vertical-4

11 – Criar uma mini horta em sua cozinha

Seguindo essa dica você passa a ter mais da natureza do seu dia a dia. Pra que comprar uma série de ingredientes no super mercado se você pode ter todos eles na janela da sua cozinha, bem fresquinhas e sem gosto mais industrializado e ainda ter a experiência simples de usar em sua comida uma plantinha que você mesmo cultivou? Só o que você precisa para isso é começar.

horta-dentro-de-casa-23

follow-the-colours-casa-claudia-cozinha-lata-ervas-horta

0horta-na-cozinha2

12 – Aromatizantes na casa

Escolha um perfume favorito e coloque pequenos frascos de aromatizantes em sua casa. Os mais comuns são colocados no banheiro em diferentes tipos de decoração e além de levarem um aroma super gostoso pro ambiente ficam lindos. Mas não precisa colocar só nos banheiros, quartos, cozinhas e áreas de lazer também são uma boa opção.

13 – Plantar Cerejeiras no Jardim

As árvores de cerejeiras só dão flores 1 vez por ano, na primavera, por volta do mês de setembro. É uma árvore natural do Japão que era muito cultivada nos jardins dos fundos dos japoneses. Para eles o ano começa e a vida se renova com o florescer das cerejeiras por isso que é nesse época que muitas festas das cerejeiras são realizadas pelo Brasil, inclusive na Serra, com o Bunka-Sai – Festa do Japão. Essa linda filosofia de vida pode ser levada para o seu jardim e sua vida, mas lembre-se que essa árvore precisa estar em locais frios em cidades de serra para florescer pois precisa de temperaturas baixas. Moradores de cidades como Petrópolis, Teresópolis, Friburgo  (todas no RJ) e Campos do Jardão (SP), podem colocar uma árvore dessas em seus jardins.

14 – Decorar com o tema de Cerejeiras

A filosofia do Japão a respeito das cerejeiras e as próprias árvores são tão lindas (como falamos acima) que muitos levam elas para os temas de suas decorações. Os resultados são uma decoração singela, elegante e bem diferente. Olha só alguns exemplos:

Cerejeira1

Cerejeira2

Cerejeira3

15 – Ter mais lavandas em sua casa

Enquanto as cerejeiras são inspirações japonesas, aqui no Brasil também temos as lavandas como inspirações da França, em especial do sul da França na região da Provença. É uma planta única e quem também depende do frio para ser cultivada e florescer. Essa planta natural ou artifical fica extremamente elegante na decoração e leva um pouco da elegância da simplicidade do sul da França para a sua casa. Para decorar use e abuse da criatividade que a própria inspiração da planta permite.

Free-shipping-Home-decoration-lavender-ceramic-vase-decoration-dining-table-bowyer-vase-flower

16 – Papel de parede ou adesivos de parede temáticos

Papéis de parede e adesivos de parede trazem uma ótima inspiração primaveril. Você pode comprar adesivos de árvores e flores favoritas suas e colocar da forma que julgar melhor na sala, quarto e até no quarto das crianças.

CI_Romo-Beatrix-Rocoto-Botanical_s4x3.jpg.rend.hgtvcom.1280.960

17 – Colchas e cobreleitos decorativos

As flores são as mais inspiradores temas de colchas e cobreleitos. Ficam lindos principalmente no cama dos casais. Aproveite as dicas anteriores de tons de cores e estampas para escolher um tema de roupa de cama que fique lindo com o resto da decoração que você escolheu.

18 – Decore com utensílios que lembrem a natureza

Nessa hora é preciso não só criatividade mas também uma boa pesquisa. Pela lojas virtuais ou físicas de decoração você encontra uma série de objetos lindos que tem a natureza como inspiração e que dão um diferencial a todo o ambiente.

dsc03469

Theroom-crafts-wine-cooler-decoration-home-modern-fashion-brief-fashion-furnishings

19 – Use decoração artesanal em alguns objetos decorativos

Essa é quase uma sub dica da anterior, pois os objetos de decoupage, um processo artesanal de decoração de objetos, possuem linhas exclusivas de estampas decorativas ligadas a natureza, no geral, levando lindas decorações aos ambientes.

P1040453

20 – Criar um jardim de inverno dentro da casa

Crie em casa um jardim de inverno onde possa levar mais da natureza para a sua casa. Mesmo que ele seja artificial ainda está valendo, pois muitas vezes não conseguimos manter as plantas bem cuidadas em um cantinho específico devido a luminosidade, mas fica lindo na decoração. Veja algumas inspirações.

via Blog da Mulher

via Blog da Mulher

via casa.abril.com.br

via casa.abril.com.br

via arquitetardecorar.blogspot.com

via arquitetardecorar.blogspot.com

21 – Borboletas na decoração

Ao se pensar em flores logo pensamos também nas borboletas, uma ótima inspiração decorativa, principalmente se você é fã de decoração vintage e kitsch. Elas trazem um elemento complementar rústico a decoração, principalmente unindo a flores como lavanda, por exemplo. Se você não gosta desse estilo de decoração e prefere algo mais clássico busque usar borboletas apenas em estampas de um único objetivo decorativo em cada ambiente.

AP0527_03

22 – Árvores na decoração

Essa é uma dica um pouco mais abrangente mas que traz uma oportunidade bem legal de decoração para você que prefere não se fechar a um tema mais específico de decoração e gosta de mudar bastante. Usando simplesmente árvores em adesivos de parede ou quadros, por exemplo, a decoração fica super legal e não prende o resto dos elementos decorativos.

23 – Decoração com cimento queimado

A tendência atual de decoração de pisos e paredes, cimento queimado, a princípio não tem a ver com a primavera diretamente. Mas ele traz ao ambiente a ideia de mais espaço e ambiente clean, ou seja, te traz uma maior oportunidade de “brincar” com os temas de primavera nos móveis e nos objetivos no geral sem se preocupar se vão combinar com a cor das paredes e do piso.

parede_cimento_queimado_4

2

cimento-queimado-rm-e1352172359845

24 – Madeira em piso, paredes, móveis, objetos e outros.

A madeira que lembra as árvores tem tudo a ver com a primavera e trazem a toda a decoração um estilo único de natureza. Uma dica importante é utilizar sempre os mesmos tons de madeira no ambiente, ou seja, se tiver uma mesa de estar em madeira teka clara mantenha nesse tom os outros móveis e objetos que vão decora o mesmo ambiente. Uma outra dica para você que gosta de madeira e de modernidade ao mesmo tempo é usar outros móveis e objetos em ferro junto com móveis de madeira clara. Apesar de contrastantes os tons estilos acabam se complementando.

CA0322_01

Envie para um amigo...