12 Dicas Infalíveis para lidar com o Inverno da Serra

A Serra tem umas características bem específicas como o clima mais úmido, o frio que chega com força no inverno, os dias de chuva e várias pequenas coisas do dia a dia que não existem em outros lugares (arriscamos dizer) do mundo! Sabe do que estou falando?

Quem mora na Serra conhece bem isso. Nos últimos anos muitos cariocas vem trocando o agito do Rio de Janeiro pela calmaria da Serra e quando chegam por aqui levam um certo tempo pra se adaptar com os 10 graus a menos que no Rio de Janeiro e com as coisas que os moradores locais já consideram normais da região. De qualquer forma ele tem que se adaptar ao novo clima da cidade, desenvolver novos hábitos e para facilitar toda a adaptação e alertar os moradores locais das características do inverno a partir de 21 de Junho, separamos essas dicas infalíveis!

cropped-p1020043.jpg

1- Nunca! Nunca, saia de casa sem casaco.

Céu azul lindo, o sol entrando pela janela e você pensa: “hoje nem preciso de casaco”. Errado! Não é porque o sol apareceu que vai fazer calor na Serra. Por mais que esquente um pouco, as temperaturas na Serra durante o inverno caiem do nada e você fica batendo queixo por causa do frio. Caso você arrisque e saia sem casa, vai se arrepender na hora que abrir a porta de casa, afinal, na Serra 16 graus é considerado “normal” então, leve sempre o seu casaco com você e passe bem o dia todo e acredite, se esquentou, vai esfriar muito mais, principalmente quando a noite chegar.

frio1

2 – Um cantinho com Sol é sempre ótimo

“Sol da tarde” todas as vezes que vemos isso em um anúncio de imóveis no Rio pensamos “a casa deve ferver durante o dia”. É… Mais na Serra é o contrário. Os lugares fechados, sem sol incidindo sobre eles, conseguem ser extremamente frios. Apenas no sol de 10h ás 16h que você consegue se esquentar um pouco mais se estiver no sol. Ou seja, você vai achar ótimo ter o sol da tarde ou da manhã na sua casa, isso é inclusive uma vantagem. Na rua chega a ser um pouco engraçado se você for reparar que as pessoas procuram andar nos lugares onde tem sol e fugem das sombras, afinal aqui não tem aquele calor que parece um “maçarico” ligado e sim o “Solzinho da Serra” que é particularmente gostoso.

239361437589A9C4D44C0AC311D9474FC5B9552D9D00107FE

Casa em Itaipava com sala criada especialmente para aproveitar melhor a iluminação natural e o sol da tarde. Itaipava. Imóvel: CA0635

239361437DED2024A48EE04F699C6CABF5EEB9306EA44C1F8

Uma pequena varanda para aproveitar o Sol da Serra durante o dia. Casa em Corrêas, Petrópolis, RJ. Imóvel: CA0533

3- Não enrole para sair da cama

Levantar da cama quentinha e confortável da manhã se torna um suplício diário, talvez o maior dos seus desafios do dia. Por isso, pule da cama literalmente, coloque um despertador bem ensurdecedor ou junte coragem para levantar quase que no susto senão, a possibilidade de você se atrasar enquanto coloca 5 minutinhos a mais no soneca é gigante!

The-Important-Health-Benefits-of-Sleeping-and-Waking-Up-Early

3- Não se preocupe com os dilemas de Moda como: Estilo ou Conforto?

Em alguns dias será muito difícil levantar da cama, quanto mais ficar escolhendo roupa. Se você for escolher como se vestir pela manhã, pode ser que role um pouco de preguiça de ficar trocando de roupa o tempo todo até chegar no modelito ideal. Para isso, temos duas saídas perfeitas: 1) escolha a roupa a noite, no dia anterior, para não ter que ficar se preocupando com o que vestir enquanto ainda está sonolenta ou 2) Vista-se com aquela roupa básica e confortável que você adora e desprenda-se da ideal de julgamento de estilo, afinal, você estará quentinha, confortável e mais feliz durante o dia dessa forma.
DSC0287Dica especial para os cariocas:
use moletom. Casacos e calças de moletom que para os cariocas são consideradas uma roupa confortável, na Serra é quase que o uniforme do dia a dia. Você aprende a usar moletons de verdade, confortáveis e, acima de tudo, quentinhos por isso dentro de casa.

ryan reynolds sweatpants

2 – Se prepare para a umidade.

É o período do ano que a umidade mais ataca a todos inclusive a sua casa. Você precisa se precaver principalmente devido a resfriado, sinusite e rinite. Coloque o colchão da cama sem roupa de cama para respirar de vez em quando e no sol, se for possível. Também esteja sempre bem agasalhado para não pegar um resfriado. Pela casa é importante usar produtos anti-mofo nos móveis que ficam muito fechados como armários.

Banner-mofo

3 – Pele ressecada.

A umidade é alta e ajudaria bastante a nossa pele se não fosse o frio intenso. Portanto use protetor labial e hidratante sempre que possível. (Isso é sério até os mais machões acabam se rendendo ao hidratante, pois no frio não dá pra ficar sem).

4 – Entenda o seu humor antes de sair de casa

O fim de semana chegou e você quer fazer algo diferente. Antes de qualquer coisa, verifique a temperatura do dia e conscientize-se do que você vai enfrentar ao sair de casa. Aqui na Serra, ou o dia estará lindo com céu azul, sol e sem chuva o dia inteiro ou vai estar nublado e frio com aquela chuvinha o dia todo e neblina densa a ponto de não enxergar nem a rua a sua frente. Se você estiver de bom humor e gosta do clima chuvoso será legal sair e ir pra um restaurante quentinho com lareira e degustar um bom prato. Mas se não estiver, prefira programas dentro de casa e aproveite um tempo em família (dicas de programas legais para fazer em casa no tópico 8).

singing in the rain

5- Tenha um aquecedor

O título já diz tudo, tenha um aquecedor em casa para deixar o cômodo um pouco menos frio e mais acolhedor. Não precisa ser o melhor dos melhores aquecedores pois você não precisa transformar a casa em uma sauna, é só para você não precisar ficar completamente encasacado pra assistir um filme no sofá e ficar com preguiça até de encostar o pé no chão de tão frio.

aquecedor-casa-10443

6 – Lareira em casa não é luxo é quase uma necessidade

Todo carioca acha chique ter uma lareira em casa ou algo parecido, mas para os Petropolitanos isso é um artigo necessário em casa então não se assuste se alguém convidar você para sentar a frente da lareira para se aquecer enquanto degusta um vinho (tudo na serra acaba em vinho). Se no Rio isso seria um programa de Luxo, aqui se torna um cotidiano bem legal. Mas provavelmente você pode não se tocar que precisa de uma lareira e se você não tiver, aceite o conselho, compre um aquecedor, a sensação de quentinho em casa não tem nada igual, você começa a se acostumar e gostar de ficar em casa no quentinho vendo um filme ao sabor de queijos e vinho.

heater-types-couple-relaxing-1-l

7- Faça Fondues

Ah! Você acha que 21graus é temperatura pra Fondues? Não, aqui na Serra você aprende que temperaturas acima de 18 graus não são consideradas frio suficiente para Fondue e sim quando está abaixo de 16 graus. Aí sim você vai saborear um delicioso Fondue! E lógico com um ótimo “vinhozinho” para acompanhar. (tudo aqui acaba em vinho!)

É uma gastronomia tradicional dos lugares frios e que é uma delícia sempre. Seja de queijo, de carne ou de chocolate é sempre uma delícia principalmente se acompanhado de um bom vinho. O ideal é que você tenha um aparelho de fondue em casa, mesmo que seja aqueles pequenos para duas pessoas que são práticos. Nossa sugestão é o fondue de queijo, pois só o que você precisa fazer é comprar torradinhas e pãezinhos de sua preferência, derreter o queijo e vualá! Um fondue de chocolate de sobremesa também é uma boa, mas fica a seu critério (e disposição) fazer os dois.

fondue_chocolate

8- Faça uma maratona de filmes, videogame, jogo de tabuleiro…

Uma coisa você aprende quando você mora na Serra: Ficar em casa não é a derrota de uma noite. Na Serra as pessoas adoram programas em casa e você aprende que, além de econômicos, são muito legais. No inverno é normal querer ficar em casa, mesmo que seja a casa dos outros, junto com os amigos ou família. Por isso todos tem um baralho, um jogo de mímicas, Uno, War ou qualquer coisa que dê para se divertir em grupo, então você acaba se acostumando a se divertir em casae sempre acaba rolando junto com jogos aquele “vinhozinho” para acompanhar. (Eu disse na serra você aprende a degustar vinho)

adults-playing-twister-pic-getty-images-585390329

9- O frio é legal.

Cada um tem um jeito de lidar com o frio no inverno. Algumas pessoas amam e adoram todas as características da Serra nessa época do ano tão especial, mas outras (os reclamões de plantão) costumam sempre encontrar motivos ruins para o frio. Não se permita abalar por isso, afinal, nem tudo é perfeito em lugar nenhum, mas temos tantas coisas legais para fazer e aproveitar durante o inverno na Serra que um dia de depressão durante o inverno só pode ser justificado se houver TPM envolvida. 😉

Descida da Serra de Petrópolis durante o inverno. Uma viagem cheia de paisagens únicas.

Centro de Petrópolis durante o inverno. Foto de Renan Piva Fotografia.

10- Tire onda nos eventos de inverno!

Como todo carioca, você deve ter alguns amigos na sua cidade natal e todos eles passam a lembrar de você no inverno (em parte por que acham que você está congelando) mas é porque eles tentam vir para Serra para curtir as centenas de eventos que acontecem nessa época. O Festival Alemão chamado Bauernfest, por exemplo, é incrível e tem pessoas de todo o Brasil que vão todo o ano para ver as danças típicas, os chopps deliciosos, a comida típica e os desfiles. Também tem o Festival de Inverno do SESC na Serra todos os anos, trazendo grandes peças teatrais, shows, recitais e outros para a cidade. Se isso já não é o bastante você também pode aproveitar vários eventos pontuais como peças de teatro do Teatro Municipal, shows do Parque Municipal de Petrópolis, shows de bandas como o Solstício do Som e o tour turístico tradicional que é excepcionalmente lindo nesse período do ano.

diogonogueira_0

Show do Diogo Nogueira em Festival de Inverno de Petrópolis, RJ

Palácio de Cristal durante a Bauernfest, no inverno de Petrópolis, RJ. Foto: Renan Piva Fotografia

Palácio Quitandinha durante o Festival de Inverno de Petrópolis, RJ, palco de diversas atrações do festival.

11- A melhor época para fazer caminhadas e trilhas

Durante o inverno não chove muito, portanto a mata fica mais seca e as trilhas menos escorregadias. Se você for fazer uma caminhada durante o dia não sentirá tanto o frio intenso devido ao sol o tempo todo e não terá muitos imprevistos durante a sua caminhada. E sabe o que é melhor? A beleza da natureza. As paisagens são estonteantes durante o inverno com céu límpido e muitas estrelas (se for a noite). Vale muito a pena. Uma boa dica é caminhar por uma das trilhas da Serra dos Órgãos começando pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, onde você pode encontrar trilhas leves, moderadas até pesadas.

IMG_8291

Trilha de caminhada leve no bairro Bonfim, Petrópolis, RJ

12- Muito café, chá e vinhos!

Não é só por causa do frio que todos tem o hábito de beber muito café, chá e vinhos. É algo cultural já, intrínseco a cada um. Mas é além de saborosos esquentam bastante! É normal encontrar petropolitanos que bebem quase 3 cafés por dia, ou então que bebem café pela manhã, chá a tarde e uma taça de vinho no jantar. Falando em vinho, parece até que todos são experts em vinhos e conhecem todas as marcas e unhas de cada um, mas depois de morar um tempo por aqui você entende que da mesma forma que a uma cervejinha é a desculpa preferida dos cariocas para se reunir, um vinhozinho é a desculpa preferida dos cariocas.

tea or coffee

Todas essas “dicas de sobrevivência” são específicas sobre o inverno na Serra, mas essas e outras, também se aplicam ao inverno em várias outras partes do Brasil. Se fossemos citar todos os motivos, não iríamos parar nunca! E para você? Qual a melhor coisa, e a pior também, do inverno?

 

Envie para um amigo...